1992/2004

Ontem, 29.06.2004, teve o show de Berlin da primeira turnê dos Pixies em 12 anos... Como se não fosse o suficiente, ainda teve Franz Ferdinand e Ash, e era o mínimo que poderiam fazer, depois de cobrar 45 euros e fazer o show na puta que o pariu... quase uma hora de metrô...

Mas enfim, vamos por etapas... O show do Franz Ferdinand surpreendeu pela espontaneidade e pelo tanto que os caras são bem-humorados. Aquele som feliz retrô é espelhado incrivelmente pelo visual feliz retrô da banda inteira, principalmente o cantor, que é a cara do Tim Roth e conversava tão bonitinho com a platéia, ele e o guitarrista, que é a cara do Kyle MacLachlan (o cara que deve ter comido o David Lynch durante uns 10 anos, porque está em Dune, Blue Velvet e Twin Peaks), soltando aquele sotaque mega Glasgow que dava até vontade de fazer cafuné em todos, principalmente depois que um deles sacou uma xícara de chá e foi prontamente imitado por todo o resto da banda. Claro que é difícil levar a sério uma banda que, não bastando ter uma música com o refrão Come and dance with me Michael, resolve transformar, ao vivo, em Come all over me Michael. Mas, mesmo assim, foi supimpa o show.

Já Ash, mais puta velha, tinha aquele "distanciamento" básico de superbandafamosa, e o comportamento compatível; enquanto o baixista do Franz Ferdinand ficou paquerando uma menina na primeira fileira (timidamente, tadinho), o Ash inteiro tinha aquele olhar perdido na multidão... o que encaixa muito bem com a "pose" da banda, de afirmar que ainda são uma super banda, apesar de, convenhamos, o auge já ter passado. Mas, devo admitir, não sabia que a nova guitarrista era TÃO gatinha, e, realmente, Ash é uma das poucas bandas que molham calcinhas de meninas de 15 anos de idade e que conseguem, mesmo com isso, não irritar o resto do mundo, igual os Menudos. E, convenhamos, Girl From Mars é uma PUTA música. Então, apesar de tudo, adorei quando o cara soltou um "rock me, sharon" pra guitarrista... acho que a emoção de abrir pros Pixies foi demais, ele não resistiu... foi bonitinho, porque deu pra ver que foi no calor do momento, pois a guitarrista não entendeu porra nenhuma, e atrasou o começo do solo... foi um desastre, na verdade, mas um desastre bonitinho, né?

O que nos leva, finalmente, à pièce de resistance, ao show da noite... Pixies... não sei nem o que falar sobre o show, porque não lembro muito bem de nada específico, só que o Frank Black e a Kim Deal tão duas vacas de gordos, o Frank tá com a cabeça (e as sombrancelhas!!!) raspada, e o Joey Santiago tá super bichinha conservadinha, alinhadinha e, pelo menos, tocando direito. Mas é impossível falar mais do show, porque conheço Pixies desde mais ou menos '96 ou '97 (ou seja, uns 4 anos depois que eles separaram), então NUNCA esperei ver um show deles, sempre foi uma banda que imaginava estar igual às fotos dos discos, cristalizada no tempo... foi um choque enorme ver os quatro subindo no palco... quem foi no show em Curitiba deve entender mais ou menos o que estou falando, mas foi meio sobrecarga, ouvir tudo aquilo ao vivo. Acho que não teria como ser ruim, acho que mesmo se os quatro sentassem no palco e tocassem olhando pro chão e mais nada, ainda assim seria incrível. Minha única tristeza foi não terem tocado "Ana", minha música predileta deles (tentei gritar na hora, pois estava na grade na frente do palco, mas não adiantou). Mas, porra, foi um show dos PIXIES, porra.

Até comprei uma camiseta pra mim.

Nenhum comentário: